PROJETOS DESENVOLVIDOS PELA ESCOLA

 
“Reciclagem de Papel”
 
Escola Municipal Prof “Elzinha Lizardo Nunes”

Prof: José Carlos de Oliveira Cruz.
3.ª Serie “C”

Projeto:
Reciclagem de Papel

 
Alto Taquari, Agosto de 2008.

 
1- Dados da Instituição

1.1 Escola Municipal “Prof.ª Elzinha Lizardo Nunes”
1.2 Endereço: Rua Francisco Mendes de Moraes n.º 911
1.3 Telefone: (66) 3496-1361
1.4 Diretora: Rosângela Carvalho de Oliveira Santos
1.5 E-mail da Diretora: rosangelacos@hotmail.com
1.6 Coordenadoras da Escola: Prof.ª Shirley C. L. Lunardi
Prof.ª Débora Pereira Naves
Prof.ª Sandra M.ª C. Bellodi
1.7 Coordenador do Projeto: Prof.º José Carlos Oliveira Cruz
1.8 E-MAILS do coordenador do Projeto:
jcoc12@hotmail.com
1.9 Disciplina envolvida no projeto: todas
1.10 Clientela alvo: todos os alunos da 3.ª série Ensino Fundamental.
1.11 Total de alunos do Ensino Fundamental: 32
1.12 Período: Vespertino.
1.13 Duração do projeto: 03 (três) meses
1.14 Início do projeto: Agosto de 2008
1.15 Término: Outubro de 2008


RESUMO

O Projeto “Reciclagem de Papel ”, foi desenvolvido na Escola Municipal “Prof.ª Elzinha Lizardo Nunes”, com os alunos da 3.ª série do Ensino Fundamental, período vespertino, sob a coordenação do Prof. José Carlos de Oliveira Cruz.
Os trabalhos foram realizados durante o 3.º bimestre, conforme a proposta do Projeto Agrinho, cujo tema deste ano é “Trabalho e Consumo”. O mesmo tem a finalidade de conscientizar os alunos sobre a importância de se preservar o Meio Ambiente, reaproveitando o papel.
A reciclagem de papel é tão importante quanto sua fabricação. A matéria-prima para a realização do mesmo já está escassa e, mesmo com a política de reflorestamento e com uma maior conscientização da sociedade em geral, o aumento do consumo de papel nas últimas décadas do século XX foi recorde.
Reaproveitar o papel e aplicar técnicas artísticas que utilizem o papel reciclado e desenvolvem o conceito de que a reciclagem também é uma forma de aplicar a criatividade, relacionando as coisas sob uma nova forma de transformar, tornando o “velho em novo”.
Conscientizar as crianças de que a reciclagem reduz custo de matéria primas, poluição do ambiente, diminuição de impacto ambiental, fonte de rendas se houver uma produção industrial.
As crianças sempre escutam que devemos preservar o meio ambiente, mas a idéia de preservação na maioria delas fica restrita a apenas não derrubar arvores, quando fazemos um trabalho ordenado da qual eles participem, eles percebem que a preservação ambiental abrange uma serie de atitudes mais simples, ou mais elaboradas, ou seja, um conjunto de ações que podem diminuir consumo e consequentemente os impactos ambientais, bem como aumento de trabalho, visto que reciclando mais, muitas pessoas poderão trabalhar.
A metodologia utilizada será o mais simples possível e também a mais eficiente, os alunos farão o papel. Eles serão separados em grupos e cada dia um grupo fica responsável por uma tarefa, deste modo ao final do processo todos terão passado por todas as etapas de fabricação.

 


Justificativa

O Projeto “Reciclagem de Papel ”, surgiu da necessidade de conscientizar os alunos sobre a importância de reciclar o lixo, conforme a proposta do Projeto Agrinho, cujo tema deste ano é “Trabalho e Consumo”.
As crianças sempre escutam que devemos preservar nosso meio ambiente, mas a idéia de preservação para a maioria delas fica restrita apenas em não derrubar árvores.
Quando desenvolvemos um trabalho ordenado do qual eles participam, certamente irão perceber que a preservação ambiental abrange uma série de atitudes mais simples, mais elaboradas, ou seja, um conjunto de ações que podem diminuir consumo e consequentemente impactos ambientais, bem como aumento de trabalho, visto que, reciclando mais, muitas pessoas poderão trabalhar.

 


Objetivos

Compreender a importância do ato de reciclar;
Buscar melhoria das condições do meio ambiente quanto ao
uso indiscriminado dos recursos naturais e a produção do lixo urbano;
Reaproveitar o papel, desenvolvendo o conceito de que a reciclagem também é uma forma de desenvolver e aplicar a criatividade, relacionando as coisas sob uma nova forma de transformar, tornando o “velho em novo”;
Conscientizar as crianças de que a reciclagem reduz custo de matéria primas, poluição do ambiente, diminuição de impacto ambiental;
Utilizar o papel reciclado como meio de sobrevivência.

 


Metodologia
A metodologia utilizada será o mais simples possível e também a mais eficiente, os alunos farão o papel. Eles serão separados em grupos e cada dia um grupo fica responsável por uma tarefa, deste modo ao final do processo todos terão passado por todas as etapas de fabricação.

Desenvolvimento
Espaço físico, equipamento e materiais.
Liquidificador caseiro;
Formas com telas e molduras de 12 x 20 cm e 30 x 40 cm;
Baldes;
Perfurador;
Guilhotinas;
Tecido e filtros e jornais para secagem.
Todo o trabalho será realizado em sala de aula, o papel confeccionado não será prensado, pois no município não há equipamento para este fim.


Etapas
Todas as equipes trabalharão no recolhimento, separação e picagem do papel recolhido das salas.
O projeto funcionará sob forma de rodízio, onde três equipes serão formadas e cada uma ficará responsável por uma etapa (recolhimento e separação; picagem e colocação do papel de molho; preparação do papel); O liquidificador será de responsabilidade do professor.
Ao final de cada rodízio, iniciarão os trabalhos com os papeis reciclados para a exposição que ocorrerá no dia 26/10 na Feira Cultural do Projeto Agrinho, na Escola Municipal “Prof.ª Elzinha Lizardo Nunes”.

Produção Final

O produto final da reciclagem de papéis, serão pinturas caixas, quadros, porta retratos confeccionados pelos alunos,tendo como público alvo todos os colegas da escola e também a comunidade, visto que a feira cultural será aberta a toda a população.
A avaliação de resultados será através da observação de como os alunos se disponibilizarão para realizar as tarefas solicitadas e como serão suas atitudes após o projeto, em relação a preservação do Meio Ambiente.

 

 

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